3 de julho de 2013

O Rei da Califórnia (King of California)


O Rei da Califórnia, de 2007, fica no limite interessantíssimo entre o drama e a comédia e trata sobre dois
assuntos que mexem muito comigo: família e loucura. Na verdade, os dois temas parecem ser a mesma coisa, já que o amor familiar é insano em muitos aspectos. Miranda (Evan Rachel Wood) é a responsável filha de Charlie (Michael Douglas), a adolescente que há anos dá conta de sustentar-se, já que o pai estava em uma clínica psiquiátrica. A trama tem inicio quando esse pai volta para casa e convence a filha a acompanhá-lo em uma jornada em busca de um tesouro espanhol que estaria enterrado na região. Loucura, sonho e amor misturados.
É um filme sem grandes surpresas ou idéias rebuscadas e não é nem de longe o melhor longa do gênero. Porém traz a essência do amor entre pais e filhos de um jeito muito simples e cativante. A atuação da dupla protagonista é simplesmente impecável e o roteiro cômico é ideal para uma dessas tardes de inverno.
A relação entre pais e filhos é talvez a relação mais complexa do mundo, sempre repleta de pequenos (ou grandes) desentendimentos, mágoas e decepções. E ainda assim, os esforços para entender, aceitar e dividir os momentos do dia a dia parecem perseverar em famílias da ficção e da realidade.
Como tantos outros filhos por aí, Miranda se desdobra em mil para acompanhar as loucuras (ou não) do pai, tentando superar suas dores e reconstruir esse relacionamento tão desgastado. A busca pelo tesouro espanhol torna-se uma deliciosa busca pela harmonia familiar que vale a pena acompanhar.

Bom filme!

Por Maria Andrade

Nenhum comentário: