18 de julho de 2013

A novela das 8

O filme nacional de Odilton Rocha se passa no ano de 1978 e conta a história de Amanda (Vanessa Giácomo) e sua empregada Dora (Claudia Ohana). Amanda é uma prostituta de luxo, cuja maior diversão é assistir a novela Dancin Days, enquanto Dora é uma personagem taciturna que tem um passado na militância comunista. As duas são a oposição entre a alienação e a repressão presente no país nesse momento político.
Esse é um tema que por si só me prende muito. Eu sempre pergunto para as pessoas ao meu redor o que se pensava na época. Muitas vezes, o que eu escuto é que não se sabia de nada, vivia-se um momento “nacionalista” e não se tinha noção do que realmente estava acontecendo. Novela das 8 traz essas duas visões tão opostas da mesma realidade, entrelaçando a história de diversos personagens.

O filme foi extremamente criticado pela mídia, principalmente, por motivos técnicos e por abordar muitos temas e núcleos ao mesmo tempo. Confesso que o longa não é nenhuma obra prima, mas é muito interessante e traz a tona uma importante discussão. Vale a pena, bom filme!

Por Maria Andrade

Nenhum comentário: