12 de maio de 2013

Agradecimentos aos Mirins!


Durante um bom tempo eu levei duas profissões simultaneamente, reprimindo meu amor e desejo de atuar e levar apenas a profissão de ator. Quando participei da oficina “Rádio Mirim - A arte de ouvir”, conheci pessoas maravilhosas, que sobreviviam e viviam daquilo e para aquilo: A arte.
Conheci músicos, cantores, atores, palhaços, figurinistas... Enfim, gente dos mais variados meios artísticos. Mais do que isso, todos eram talentosíssimos e com muito mais experiência na área do que eu. Mas isso não era problema, todos eram iguais e se tratavam iguais, valorizando as habilidades uns dos outros.
Para mim foi uma surpresa e um presente de aniversário (estávamos no final de Outubro, próximo ao meu aniversário quando recebi a notícia), dentre cerca de 30 pessoas, eu ter sido selecionado para dar continuidade ao processo, como “observador participativo” (mesmo sem saber o que significava essa função).
A vivência com a bandaMIRIM no Sesc Sto. Amaro foi incrível! Acompanhar a montagem de palco, iluminação, cenário, passagem de som, nas conversas de camarim, a entrada do público, assistir aos espetáculos, nos almoços pós-espetáculos, entre outros tantos momentos especiais, serviram para eu aprender muita coisa. Além do que tive a honra de fazer algumas participações nos espetáculos. Pronto, me apaixonei pelo bando que transborda amor e talento.
Daí então veio mais uma etapa, fiquei entre os 4 selecionados para acompanhar a montagem do novo espetáculo (O Fantasma do Som) e continuar sendo um “observador participativo” (mesmo continuando sem saber o que significava essa função, mas acredito que estava exercendo bem.) Agora tinha que decidir: bandaMIRIM ou TAM Viagens? Não tive dúvidas. Era chegada a hora. Escolhi acompanhar a bandaMIRIM e me jogar de vez no meio artístico, disponibilizar meu tempo para fazer o que gosto. Acompanhei a montagem das cenas, os arranjos musicais, a construção das letras das músicas, os ensaios esgotantes, e algumas vezes estressantes, com discussões e briguinhas... mas era tudo necessário! Afinal, qual família não briga? Aonde existe amor sem uma briguinha ou discussão? E qual montagem não é cansativa e tensa? Taí, mais uma lição para mim, que estava (ou estou) começando agora nesse ramo. Houve brigas sim, mas no dia seguinte, ou até mesmo no mesmo dia no final do ensaio, estavam se abraçando, pedindo desculpas e ... se amando novamente!

Nos ensaios finais, com a estreia se aproximando, recebi mais uma surpresa: Havia um “problema” para realizar a movimentação do cenário e eu assumiria um personagem. O Sr. Radamés Brasil, para realizar essas movimentações. Fiquei surpreso, um pouco em “choque”, não sabia se era uma boa ideia. Em suma, ‘aceitei’ assumir o Radamés e participar da 1ª temporada de “O Fantasma do Som”! Estava vivendo um grande momento, afinal entraria em cartaz com a bandaMIRIM, que agora além de ídolos pelo talento, eram meus amigos. Tive até um figurino feito pelo Fábio Namatame, que honra!

Foi uma temporada magnífica, onde me diverti, recebi um carinho especial do público, abraços e agradecimentos sinceros, conheci pessoas maravilhosas, fiz ainda mais amizades, e abri mais portas para minha nova carreira! Fui convidado para continuar na 2ª temporada no Sesc Pompeia e não titubeei em aceitar. Continuo vivendo um sonho e uma vida que queria. Todo esse processo me ajudou muito na decisão de assumir que sou um ator, e que assim como meus ídolos, vou conseguir sobreviver e viver fazendo o que eu gosto!
Enfim, só tenho agradecimentos a toda essa história intensa de amor, porque para mim já é amor. Foram momentos de grande aprendizagem. Só uma coisa que eu ainda não consegui aprender: Qual é a função de fato do “observador participativo”? Mas acho que é mais simples do que parece. Talvez seja apenas isso mesmo: observar e participar, das mais variadas formas! Espero que tenha desempenhado bem a função e quero continuar participando de perto. Observando mesmo de longe. E amando de perto, de longe e sempre a bandaMIRIM!

Meus mais sinceros agradecimentos a todos que participaram e vão continuar participando do meu sonho, que está apenas começando!

                                                                           

   Giovanni Venturini, para os amigos apenas Gigante!


Um comentário:

Foquinha disse...

Vc não é Giga e Tera, de tão imenso que é vc. Amigo, companheiro, companheiro de cena e de caminhos. Evoé muitos caminhos sinda pra descobrir e percorrer. Tiamo m brother! Ps.: ainda bem que vc tem um gps! hehehe