18 de fevereiro de 2012

Bobo da Corte

É ritmo de carnaval \o/


Vamos curtir, dançar, se divertir e libertar nossas fantasias.


O ser do carnaval que mais me chama a atenção e que eu mais gosto é o bobo da corte.
Prefiro mil vezes ser o Bobo da Corte do que o Rei.


Este ser mágico que de bobo não tem nada. O único com coragem de dizer verdades seja para quem for, inclusive ao Rei.
Um ser que incomoda por rir dos outros e de si. Aquele desagradável que conta histórias "sem pé nem cabeça", mas que sempre faz com que você reflita.


O  bobo da corte é o ser que ilustra a 13ª carta de baralho. O único que pode ser retirado do jogo sem afetá-lo. Porém sua presença gera caos e permite que o jogo tome um rumo diferente.



Aqui vão 10 dicas de um bom Bobo da Corte.
Retirado de http://www.gnosisonline.org/curiosidades/origem-esoterica-do-bobo-da-corte/ que tem uma explicação mais detalhada e histórica do Bobo da Corte. Relacionando-o inclusive com as diversas obras do mestre   William Shakespeare que esse personagem tão caricato aparece.


DICAS DE UM BOM BOBO DA CORTE
1. Saiba falar quando deve falar e calar-se quando deve se calar. Palavras sem compromisso não têm valor; palavras não sustentadas por ações acabam provocando cinismo e desespero.


2. Observe o que se passa por trás de suas próprias palavras. Estão carregadas de ironias, sarcasmos, complexos, ressentimentos, ou outras segundas intenções?


3. Sua postura física. Como ela está agora? Você está se parecendo com um general montado sobre seu cavalo ou com um porco preguiçoso?


4. E seu rosto então? Como está a harmonia de suas expressões faciais?


5. Observe como você se aproxima das pessoas e dos projetos, e anote em um diário como você pensa.


6. Esteja disposto a reavaliar os desafios passados e a aprender com eles. Faça uma retrospectiva de suas próprias falhas, sejam elas de conduta, de caráter, de saúde etc. Observe como suas reações às mais diversas situações da vida foram, no mínimo, hilárias. Lembre-se de quando você se ofendeu por “aquelas coisas importantes”.


7. Você se regozija nos momentos difíceis da vida? Por estranho que pareça, ele é sinal da disponibilidade de energia para transformar seu caráter. Os momentos duros são a maneira que a natureza tem de indicar uma atitude ou comportamento errado e, para a pessoa que não é egocêntrica, cada momento de dor é uma oportunidade para crescer.


8. Em vez de buscar cegamente, egocentricamente, a perfeição, lute pela excelência em tudo o que fizer. Basta ser uma pessoa atenciosa. A vida é uma jornada. O sucesso é um processo, não o pedestal. Lembre-se que o mundo é Maya, é ilusão.


9. Desfrute do privilégio de fazer o bem. Não ajude olhando para os lados e procurando uma plateia. Não reze em praça pública. Não diga eu, eu, eu. Faça mais do que falar. O mundo precisa do seu amor, não do seu discurso.


10. Ah, e finalmente. O mundo é sério, mas não se contagie tanto com ele. Nosso mundo, nosso lar, não é este aqui. Saiba dar importância ao que verdadeira e eternamente é importante, essencial e Real!


Enfim, eu já sei o personagem que serei nesse carnaval e no ano todo!


2 comentários:

Carol Mioni disse...

Prefiro ser o Bobo da Corte a ser o Rei... Justo Giga!

Gostei de saber que ser Bobo da Corte é mais estilo de vida do que qualquer coisa. Não conhecia nada da história e as relações com Shakespeare do outro link tbm são bem interessantes!

Bom carnaval =)

Giovanni Venturini disse...

Pois é...e tem gente que acha que é ruim ser "bobo"!